top of page
Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul serão capacitados na área tecnológica em Carreta Digital

Três cursos gratuitos serão oferecidos em cinco escolas municipais da cidade de Canoas


A Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RCIP), em parceria com o Ministério das Comunicações, desenvolve o projeto Carreta Digital para promover a inclusão e a capacitação profissionalizante de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes habilidades e oportunidades para um futuro melhor.


Fotografia: Fran Beck/PMC

 

Em uma carreta itinerante, equipada com tecnologia de ponta, o projeto leva cursos e treinamentos em novas tecnologias para diversas comunidades, com o objetivo de certificar 15 mil alunos, em cinco estados e no Distrito Federal. 

 

No Rio Grande do Sul, o projeto começará na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) David Canabarros, no bairro Mathias Velho, em Canoas, com data prevista para 24 de fevereiro de 2025. Os alunos participarão de cursos de robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares.   

 

A Carreta Digital também passará pelas escolas Nelson Paim Terra, no Rio Branco, Carlos Drummond Andrade, no Guajuviras, Santos Dumont, no Niterói, e Ícaro, no Fátima. Todas na cidade de Canoas.

 

A iniciativa foi possível por meio de acordo de cooperação técnica entre a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

 

Fotografia: Fran Beck/PMC

O professor e coordenador geral do projeto da RBCIP, Marcelo Fiche, explica que a disponibilização dos espaços de aprendizagem em veículos permite a otimização do tempo dos estudantes, com a redução das despesas de transporte, contribuindo de maneira adequada à inclusão dos jovens na educação tecnológica. "O projeto possibilita a vivência das tecnologias e a prática de atividades importantes no cotidiano das pessoas. Haverá o aumento do número de jovens conectados no mercado de trabalho e eles também poderão apoiar as suas famílias nas novas tecnologias. Vale destacar que este projeto tem grande potencial de se transformar em política pública, após as avaliações de impacto feitas por especialistas em políticas públicas e educação, com o objetivo de mensurar os resultados no desempenho escolar, inserção no mercado de trabalho e a inclusão digital", afirma Fiche.


Nessa segunda-feira (16), o prefeito do município de Canoas, Jairo Jorge, fez o lançamento do projeto Carreta Digital na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) David Canabarros, no bairro Mathias Velho. Segundo Jairo Jorge, não foi por acaso que a David Canabarro foi escolhida para o lançamento.

 

“É um momento de reconstrução de Canoas, depois da enchente. Essa escola é símbolo, pois foi muito atingida pela catástrofe. Vamos oferecer 120 vagas por semana nos cursos gratuitos, abertos à comunidade”, explica.

 

Ele acrescenta que o mercado de trabalho e a tecnologia avançam muito, sendo importante a preparação para novos desafios.

 

“Não podemos ficar com o olhar de 50 anos atrás. Precisamos buscar conhecimento para usar as novas tecnologias. Os estudantes de hoje serão os líderes das nossas cidades no amanhã”, informa Jairo.

 

O diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, destaca a importância da ação para Canoas, especialmente num momento de reconstrução da cidade, após a enchente de maio.

 

Fotografia: Fran Beck/PMC

“É uma grande oportunidade para os jovens serem iniciados em uma profissão, preparando-os para atuar em áreas de tecnologia e serviços. A Carreta Digital é uma ação de responsabilidade social da CanoasTec, que está focada em atender toda a população”, argumenta Rogério.

 

Os cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC gamer (computador de alto desempenho) e robótica têm carga horária de 10 horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. As atividades são gratuitas. As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo site http://bit.ly/CarretaCanoas. Elas são destinadas para estudantes a partir dos 13 anos. São 120 vagas por semana, distribuídas nos três cursos, com preferência aos alunos da rede municipal de ensino matriculados do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page