O projeto Carreta Digital da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), capacitou 350 jovens no Sesc Lageado, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no período de 28 de outubro a 29 de novembro.
A iniciativa proporcionou cursos gratuitos de Robótica, Montagem e Configuração de Computadores de Alto Desempenho (PC Gamer) e Manutenção de Celulares para crianças e adolescentes, a partir de 10 anos. Equipado com tecnologia de ponta, o laboratório móvel trouxe conteúdos que despertaram o interesse dos jovens pelo universo da tecnologia.
Durante o curso de Robótica, por exemplo, os alunos aprenderam a montar e programar robôs, explorar impressão 3D e programação em C++. Já na formação de PC Gamer, os participantes se aprofundaram na montagem de computadores, desde a escolha de componentes até testes de desempenho. Na área de manutenção de celulares, técnicas essenciais para reparos e configurações de dispositivos foram compartilhadas.
O coordenador regional do projeto, professor e ex-reitor da UFMS, Marcelo Turine, explica que os estudantes que participam das formações adquirem habilidades práticas em áreas de alta demanda no mercado de trabalho e que cada participante recebeu certificado. “A certificação abre portas para novas oportunidades. Além do aprendizado técnico, o projeto se destaca pela sua missão social. A Carreta Digital foca na inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade, ampliando horizontes e preparando-os para o futuro profissional. A nossa expectativa é capacitar 3 mil alunos, em Mato Grosso do Sul, até julho de 2025. Em todo o Brasil, devemos certificar 15 mil pessoas”, explica Turine.
A Carreta Digital segue capacitando jovens pelo estado. O laboratório tecnológico está no Instituto Mirim, em Campo Grande, onde ficará até o dia 20 de dezembro.
Commentaires